Sunday, April 28, 2013

A Condição Prévia para uma Mudança de Paradigma

A única maneira de dizer às pessoas o que elas não querem ouvir é dizer de maneira que não lhes ofereça nenhuma escolha. Eu vou explicar. Primeiro, tenha em mente que a maioria dos seres humanos é como animais de rebanho. Acima de tudo, eles anseiam por um estado estável de pertencimento, na companhia de outras pessoas que também anseiam por tal pertencimento e que tenham estabelecido um plano geral para que isso aconteça.

Assim, se você costuma falar de coisas que desafiam o rebanho e a estabilidade do seu plano, você deve saber que os recursos consideráveis do rebanho serão mobilizados contra você, a fim de anular a sua mensagem. Não é, no final das contas, uma questão de “verdade”, mas sim uma coletiva vontade-de-acreditar apoiada pelo poder de repetição incessante e pelo reforço comunitário dentro de uma câmara de ressonância.

A sua mensagem irá criar raízes e crescer somente se você fizer a manada se desintegrar. Faça isso, e o poder que a manada tem para descartar sua mensagem vai se desintegrar em conjunto. E quando as pessoas chegarem a esse ponto, elas irão instintivamente se lançar em busca de um novo rebanho em que elas possam entrar. Você sabe como são as pessoas que gostam de se enturmar facilmente. Portanto, é uma boa idéia preparar algo em que elas possam se apegar; assim elas serão mais facilmente convencidas a participar ativamente.

Translated by Charlton Heslich Hauer from: http://countersnippets.blogspot.com/2013/01/the-precondition-to-paradigm-shift.html

No comments:

Post a Comment